Páginas

segunda-feira, abril 18, 2011

Mais peças semelhantes ao capacete de Leiro



 Sobre a idade de Bronze na Alemanha
Nesta web alemã achamos mais uma peça com repuxado quase idéntico ao do capacete ou cunco de Leiro, achado na costa fluvial do Ulha em Rianjo, na Ria de Arouça. A peça galega está no museu de Santo Antom na Crunha.



Capacete ou chapeu de ouro de Berlim:
Clique aquí para olhar artigo em Wikipédia

O Cone de ouro de Avanton (perto de Poitiers, França):



Terá a ver com o percurso dos suevos das costas do Báltico e do inteiror da Alemanha até a Gallaecia??

Ver em:
Cone de Avanton
Mais chapeus de ouro em:

3 comentários:

Daniel Rivas disse...

Olá!
O casco de Leiro não se relaciona com a migração sueva no século V, pois é um artefato muito mais antigo. Pertence ao final da idade do bronze e estaria relacionado com os povos de língua celta.
De qualquer maneira, meus parabéns pelo teu blog e por divulgar a cultura material dos antigos galegos.

Anónimo disse...

Acho que o que se quer dizer no blog é que o tipo da arte que se pode ver no capacete de leiro tem as suas raízes no bronze europeu, desde Gallaecia até escandinavia, entre as que se encontram zonas de onde também vinheram os suabos.
Como foi datado o capacete?
Aliás nom sabemos se na idade de bronze se falavam línguas celtas em europa, ou muito antes ou muito depois. Mas do que há poucas dúvidas é que nom houve invasons " celtas" em europa ocidental. Possivelmente fora umha cultura autóctone do atlántico europeu.

Breoghain disse...

Obrigado pelas respotas. Sei que o "capacete" de Leiro está datado no bronze. Algumas das peças semelhantes são também do bronze europeu. Capacete também pode não ser pelo pequeno tamanho. Quiçais um cunco. Um abraço e obrigado por participarem. Pensamos que é necessário que se mire para o nosso patimónio e para a nossa história para espalhar a conciência no seu interesse para nós como povo em um momento que estamos a serem finiquitados como consequência das políticas implementadas de destruição sistemática por ação ou omissão muitas vezes conscientes por parte das autoridades.