Páginas

quinta-feira, março 31, 2011

Jaksland e Gallis: topónimos e antropónimos referentes ao nosso pais em Dinamarca e Noruega

Segundo recolhemos de um forum sobre a nossas história e cultura nacionais: "A aldea de Gallis encontra-se na provincia norueguesa de Vestfold, concello de Andebeu. A aldea de Jaksland está na provincia de Buskerud, concello de Røyken. Tamém existe um lago Gallis. Pensa-se que a orige destes topónimos naceu quando peregrinos noruegueses a Galiza voltárom a Noruega e decidirom pór o nome da Galiza ás suas aldeas.
 
Referencias a Jaksland em Google Maps

Estes dous topónimos aparecem documentados por primeira vez en 1398 num arquivo episcopal noruegués conhecido como Den Röde Bog. Neste arquivo cita-se umha vez Galiza (literalmente) e tres Iacobsland. Co passo do tempo Galiza foi adaptada fonéticamente ao noruegués como Gallis e Iacobsland como Jaksland. Actualmente, Gallis e Jaksland som tamém apelidos noruegueses, é dizer, há noruegueses e norueguesas que levam o nome da Galiza, o país de Sant-Iago, no seu apelido."

quarta-feira, março 30, 2011

Sobre a situação do Castro de Baronha

Recolhemos o artigo de F. Padin publicado no seu blogue Novas de Arqueologia sobra a situação do Castro de Baronha. Um dos mais conhecidos e incríveis pela sua localização em uma península marítima do Concelho de Porto Dozom. O abandono da sua defesa por aprte de todas as adminitrações competentes na matéria fazem perigar um dos estandartes do nosso património pre-histórico. Recomendamos a leitura do experto autor do artigo.

segunda-feira, março 28, 2011

Paradigma da Continuidade Paleolítica: uma luz para Galiza !!

A web do novo paradigma para a comprensão das nossas origens históricas e culturais. Isto vem a tirar pelo chão as teorias invasionistas dos "celtas" as quais não permitiam aos "anti-celtistas" achar na arqueologia material uma fonte para poder demonstrar a celticidade galaica porquanto não houver de facto ditas invasões e sim uma continuidade desde o paleolítico. Continuidade cultural em toda a área atlántica com a que os habitantes do noroeste peninsular estavam relacionados durante muitos miles de anos desde a constituição do sul europeu penisular como refúgio durante as glaciações que sofreu Europa que começarom há uns 100.000 anos e que tiveram o seu máximo há 18.000 anos. Apartires dessa altura começaram a retoceder durante 8.000 anos. Visitai esta página que contém numerosos artigos ao respeito e nomeadamente os referidos à Galiza.