Páginas

segunda-feira, janeiro 09, 2006

O VALOR DA INDEPENDÊNCIA




Recolhemos artigo da web Portugaliza da AGAL:

"O VALOR DA INDEPÊNDENCIA.

Consequências económicas directas do colonialismo na Galiza.

www.agal-gz.org/portugaliza 30/12/2005.

Se no anterior número da Revista Portugaliza apresentava-mos um importante contributo sobre as «consequências psicológicas do colonialismo na Galiza», continuamos agora analisando, desde uma perspectiva macro, quais é que são as consequências económicas desse colonialismo na Galiza e apresentamos sobejamente as conclusões de recentes relatórios, segundo os quais, o custo económico directo da falta de soberania política e económica, valoriza-se em milheiros de milhões de Euros. Isto, sem contarmos o custo social e ecológico que supõe a exploração dos recursos naturais galegos por empresas que pagam os impostos fora do País.

Catedrático de Economia da Universidade de Santiago de Compostela (USC), Xavier Vence, tem desvelado num relatório recente o falso mito da dependência económica e fiscal da Galiza.

Segundo Vence, o Estado espanhol arrecada na Galiza, por volta de 1.900 milhões de Euros mais dos que os galegos e galegas recebem da Espanha cada ano. Quer isto dizer que numa situação de total soberania política e económica, a Galiza, disporia neste momento nos orçamentos públicos, 1.900 milhões mais dos que conta na actualidade para despesas.

Isto é assim devido a que grande parte das empresas que exercem as suas actividades no território galego não paga nenhum tipo de imposto na Galiza devido a que têm as suas sedes sociais na Espanha. Este é o caso, por exemplo, de empresas energéticas e eléctricas como Unión Fenosa, Endesa ou Repsol, ou automobilisticas como Citroen. As quais exploram com grande virulência recursos naturais, híbridos ou paisajístico-espaciais no território sem receber por isso a Galiza em troco, nenhum tipo de contra-partida.

A apresentação deste quadro económico genuinamente colonial da Galiza, desarma por completo aos defensores de que a integração da Galiza na Espanha traz benefícios económicos -directos ou indirectos- para galegos e galegas do norte
."

1 comentário:

Unknown disse...

Vamos a ver chico, para no ir una a una con todas tus tonterías, la sede social de todas las empresas gallegas esta en España, Coño!!!y que querias tu, que estuviese en Portugal.
Las empresas gallegas, como todo lo gallego, son españolas, los gallegos somos españoles, y tenemos que pagar impuestos en españa, o a ti te paga el médico Portugal, y las autopistas te las hace Portugal, y la educación, bueno, eso a lo mejor sei que tu educaión no tienes mucha, cuanto daño ha hecho la LOGSE, y a quien pagas tu tus impuestos?, pues aunque te joda a España.
Se siente.
Ajo y agua.